A 4 de Abril de 2024, foi publicado o Despacho n.º 3637/2024, que determina a adoção do sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score como medida de saúde pública de promoção da alimentação saudável, para o qual a adesão pelos operadores económicos é opcional.
Cabe agora à Direção Geral de Saúde conduzir e desenvolver o processo de implementação do Nutri-Score.
O sistema de rotulagem nutricional simplificado Nutri-Score está implementado num conjunto alargado de países da União Europeia e atualmente diversos operadores económicos nacionais do setor alimentar também o utilizam.
Em Setembro de 2022 escrevi um artigo designado “os prós e contras do Nutri-Score“, em que explico de que se trata este sistema e porque tem estado envolto em polémica.
O que tornou o sistema mais robusto em 2023?
O algoritmo está de mão dada com a ciência e por isso, está sempre a evoluir. Em 2023, o algoritmo foi alvo de uma atualização e é considerado cientificamente mais robusto após esta revisão.
Com efeito, os produtos colocados no mercado a partir de 31 de Dezembro de 2023 já têm que cumprir com o algoritmo atualizado.
Principais alterações resultantes da revisão do algoritmo na categoria dos alimentos
- Aplicam-se medidas mais restritivas para o sal e para o açúcar.
- Produtos integrais, com maior teor de fibra, ganharam maior distinção de outros que têm menor teor de fibra, o que afeta especialmente os vários tipos de pão.
- Óleos vegetais com teor elevado de gorduras insaturadas, como por exemplo o azeite, classificam-se agora mais favoravelmente. Aplica-se também aos peixes gordos e respetivos produtos.
- Carnes brancas e respetivos produtos obtém melhor classificação do que as alternativas de carne vermelha.
A imagem seguinte representa resumidamente as alterações chave de 2023 no algoritmo Nutri-Score para a categoria de alimentos (Figura 1).

Principais alterações resultantes da revisão do algoritmo na categoria das bebidas
- Leite, bebidas à base de leite, bebidas fermentadas à base de leite e bebidas vegetais, estão agora incluídas na categoria das bebidas. Anteriormente eram classificadas pelo algoritmo dos alimentos.
- Os leites magros e meio-gordos obtém classificações mais favoráveis. Assim, há agora uma maior diferenciação entre os tipos de leite de acordo com seu teor de gordura. Bem como no que diz respeito às bebidas açucaradas à base de leite.
- Bebidas com base em cacau, café ou chicória são agora classificadas com base na declaração nutricional por 100g/ml do produto como é consumido, ou seja, após diluição em água ou leite. (anteriormente baseava-se no produto como era vendido).
- Adicionou-se uma penalização para a presença de adoçantes nas bebidas, com o intuito de desencorajar a utilização destes aditivos.
- A água mantém-se a única bebida classificada como A. Portanto, todas as outras bebidas classificam-se de B a E, mesmo as que são baixas em calorias.
- A classificação dos sumos de fruta mantém-se inalterada.
A imagem seguinte representa resumidamente as alterações chave de 2023 no algoritmo Nutri-Score para a categoria de bebidas (Figura 2).

Este sistema é útil para uma leitura rápida mas não dispensa a leitura cuidada da tabela nutricional e lista de ingredientes sempre que possível.
Sabe mais sobre rotulagem aqui:
Se queres saber mais sobre a rotulagem e informação nutricional, inscreve-te na lista de espera do meu programa online Academia de Sistemas de Segurança Alimentar onde temos aulas especificas sobre este tema.
Descarrega gratuitamente o meu Workbook – 5 passos para um sistema de segurança alimentar eficaz onde incluo 3 e-books oficiais sobre rotulagem que podes descarregar de imediato.
Queres fazer parte da Lista VIP e receber os meus artigos de blogue em formato pdf? Basta inscreveres-te aqui: Artigos do Blogue em PDF.
